Saiba Quais São os Nutrientes dos Alimentos - TV interativa #CHEGAJUNTO

Publicidade


Saiba Quais São os Nutrientes dos Alimentos

Share This
Saiba Quais São os Nutrientes dos Alimentos
A dieta é um plano alimentar estruturado, mas aberto, que visa reduzir o consumo energético absoluto de um indivíduo, atenuando o rendimento calórico dos alimentos fornecidos e corrigindo as anormalidades do padrão alimentar.
Para colocar em prática uma dieta equilibrada é preciso levar em conta a variedade de grupos de alimentos:

Saiba Quais Nutrientes Tem Cada Alimento

  • Carnes: são uma fonte importante de aminoácidos essenciais, vitaminas do complexo B, ferro, zinco, sódio e fósforo, também fornecem quantidades notáveis de gorduras saturadas e colesterol, de modo que deve ser consumida moderadamente selecionando aqueles cortes com menos quantidade de gordura.
  • Peixe: são uma boa fonte de proteína e iodo. Convém alternar o seu consumo com o da carne, e usar preparações culinárias que requeiram menores quantidades de gordura.
  • Ovos: seu maior teor de gordura está na gema. Recomenda-se consumir em todas as idades e em condições fisiológicas especiais, como gravidez, lactação e velhice. Não está demonstrado que os ovos aumentam o colesterol no sangue.
  • Leite e derivados: fornecem nutrientes de alto valor biológico, como proteínas, lactose, vitaminas e cálcio. Recomenda-se tomar de 2 a 4 porções diárias, de acordo com a idade e estado fisiológico. Até depois da idade escolar não devem ser consumidos produtos desnatados, mas sim etapas posteriores, devido ao seu menor teor de gordura.

    • Legumes: seus benefícios nutricionais são obtidos pelo amido, fibra ácido linoleico que reduz os níveis de colesterol. Têm uma boa digestibilidade e suas proteínas são de alto valor biológico.
    • Cereais e batatas: devem ser a base fundamental de uma dieta saudável e equilibrada. As farinhas integrais são mais ricas em fibras, vitaminas e minerais.
    • Frutas, verduras e hortaliças: são uma fonte muito importante de vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e agentes fitoquímicos.
    • Frutos secos: fornecem grande quantidade de energia (5,3-6,6 kcal/g) por seu alto teor de lípidos, os quais são principalmente ácidos graxos insaturados. Seu consumo deve ser moderado. Também contêm grandes quantidades de fibra, principalmente insolúvel e são uma boa fonte de proteínas de origem vegetal.
    • Doces e bebidas açucaradas: seu consumo em excesso pode aumentar o risco de cáries dentárias, obesidade ou mover a ingestão de outros alimentos de maior interesse nutricional. Você deve limitar a sua ingestão.
    saude dicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário