Vírus da Zika pode ser transmitido por meio de relação sexual

O Zika vírus, que já é amplamente conhecido pela população por causar microcefalia em crianças durante a gestação, também está sendo considerada uma Doença Sexualmente Transmissível (DST). De acordo com pesquisas científicas, a enfermidade pode ser passada de uma pessoa para o(a) parceiro (a) durante a relação sexual, mesmo que essa segunda pessoa esteja infectada e não apresente os sintomas da doença.

No Simpósio Internacional sobre Neuroinflação, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e ambientado no Centro de Eventos do Ceará, o professor e pesquisador do Departamento de Imunologia da Universidade de São Paulo (USP), Jean-Pierre Peron, em entrevista ao jornal Diário do Nordeste, reiterou a informação: “O mosquito Aedes aegypti pica uma pessoa, transmite o vírus e, se ela transar sem camisinha, está colocando em risco o outro, não só para a infecção em questão, como para outras DST’s”.

Somente entre os meses de janeiro a novembro de 2017, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)divulgou um levantamento sobre a quantidade de casos da doença no Ceará. Foram feitos 559 registros, dos quais 80 aconteceram em gestantes, sem ocorrências de crianças nascidas com microcefalia. No ano passado, foram notificados 103 casos da enfermidade que afeta os bebês.

Jean-Pierre explicou que a redução do número de casos de Zika não significa que o vírus foi totalmente controlado: “as crianças nascidas agora e sem contato com o vírus podem ser infectadas. Isso pode acontecer porque o vírus está instalado no âmbito silvestre e, muito provavelmente, pode voltar à cidade e ser transmitido para novas pessoas”.

Campanhas do Governo

Em novembro de 2016, o Governo Federal lançou a campanha de 2016 de combate aos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. O mote principal era o de conscientizar a população e mostrar todos os riscos conhecidos da reprodução desses insetos. Além disso, foi feito um alerta sobre a importância do uso do preservativo nas relações sexuais para evitar a transmissão da Zika e de outras DST’s.

Fonte: Diário do Nordeste
Vírus da Zika pode ser transmitido por meio de relação sexual Vírus da Zika pode ser transmitido por meio de relação sexual Reviewed by Dep. de Jornalismo on 17:45:00 Rating: 5

Nenhum comentário