Pesquisador descobre novo órgão do corpo humano

O corpo humano acaba de ganhar um novo órgão. Chamado mesentério, ganhou um novo patamar após pesquisa realizada pelo professor Calvin Coffrey, especialista em cirurgia da Universidade de Limerick, na Irlanda. O mesentério já existia, liga o intestino à parede abdominal e era considerado uma estrutura fragmentada. Agora, porém, passou a ser uma estrutura separada. Calvin Coffrey provou que se trata de um órgão independente e único.

De acordo com o site de curiosidades científicas IFLS, a descoberta foi anunciada na revista The Lancet Gastroenterology & Hepatology. O órgão faz parte do aparelho digestivo e foi descrito pela primeira vez por Leonardo da Vinci. Porém, até o ano de 2012, ainda persistia a definição que o considerava uma estrutura secundária.

Para que fosse comprovada que o mesentério era realmente um órgão, foi preciso um estudo microscópico confirmando que todas as estruturas eram conectadas entre si. As análises foram, em sua maioria, realizadas em pacientes submetidos à cirurgia para remoção do cólon. “Nós já estabelecemos a anatomia e estrutura, o próximo passo é a função. Se você entende a função, pode identificar anormalidades dela e descobrir uma doença. Ao colocar tudo isso junto, encontraremos a ciência do mesentério, base para uma nova área científica”, afirmou Coffey.

Via curiosamente
Pesquisador descobre novo órgão do corpo humano Pesquisador descobre novo órgão do corpo humano Reviewed by Administrador on 16:48:00 Rating: 5